Cachorro tem Doença Celíaca?

Cachorro tem Doença Celíaca?

Cachorro pode ter Doença Celíaca?


 



 


Já se sabe que doença celíaca é um transtorno autoimune do revestimento do intestino delgado causada por uma reação à alguma das proteínas contidas no glúten que modifica o sistema imunológico reagindo no intestino delgado, atrofiando as vilosidades intestinais que são responsáveis pela absorção de nutrientes, resultando em uma má absorção intestinal e provocando inúmeras doenças.


A proteína do glúten pode ser encontrada em trigo, cereais, centeios, malte, cevada, espelta, kamut, triticale.


 


Para saber se o cachorro tem a doença celíaca é preciso identificar alguns sintomas. Os principais são:


 


– Diarreia ou prisão de ventre;


– Perda de peso;


– Fraqueza;


– Vômito;


– Coceira;


– Inchaço;


– Descamação na pele;


– Irritação na pele. Essas irritações na pele costumam aparecer nas regiões das patas, cabeça, pescoço e orelhas.


Caso alguns desses sintomas apareça em seu cão, leve seu amigo par fazer uma consulta em um médico veterinário para obter um diagnóstico. Os exames mais precisos são o exame de sangue e a biópsia do intestino delgado.


 



 


A doença celíaca nos cachorros causa o mesmo efeito que no ser humano, ou seja, causa mau funcionamento do intestino delgado, portanto, a absorção de nutrientes se torna impossível, podendo originar a desnutrição do animal.


Para prevenir a doença celíaca em cães é importante cuidar muito bem de sua alimentação, para começar evite oferecer ao seu cão alimentos que você mesmo consome. É importante que os cães se alimentem somente de ração para cães, considerando que a ração sem glúten é a melhor opção.


Há no mundo uma única raça de cão que já tem em seu gene a doença celíaca é a raça Setter Irlândes, a sua manifestação pode ocorrer entre os 4 e 7 primeiros meses de vida. Por ser de grande porte, é necessário administrar desde 1 ano de vida uma ração sem glúten e a mais indicada é a Equilíbrio Cães Adultos – Grain Free Raças Médias e Grandes.


 



 


Em outras raças, a doença celíaca também pode ser hereditária, transmitida dos pais para os filhotes.  Desenvolvida especialmente para os cães miniatura em todas as fases da vida.


Para iniciar corretamente a alimentação do seu filhote desde cedo, escolha a melhor ração, ou seja, aquela que vai conseguir nutrir o filhote e que de preferência seja livre de transgênicos.


 


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE