Diabete e Doença Celíaca

Diabete e Doença Celíaca

O que é Doença Celíaca?

 

 

Desordem sistêmica autoimune, desencadeada pelo consumo de glúten. É caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, que resulta na má absorção intestinal e suas manifestações clínicas. A doença celíaca ocorre em pessoas com tendência genética à doença.

O que é Diabete tipo 1?

 

 

A diabete é uma doença que afeta o modo como seu corpo usa o açúcar no sangue, chamado de glicose. A glicose é a principal fonte de energia para o cérebro e para as células que compõem o músculo e os tecidos do corpo. A diabete tipo 1, anteriormente conhecido como diabete juvenil, é uma condição autoimune, que normalmente é diagnosticada em crianças, adolescentes e jovens adultos. Neste tipo de diabete, o corpo não produz insulina, que é o hormônio necessário para obter a glicose da corrente sanguínea para as células.

Diabete Tipo 1 e Doença Celíaca

 

 

Na década de 1960 perceberam que a doença celíaca tinha uma relação com a diabetes mellitus tipo 1.

Foi observado que 6% dos pacientes que tinham a diabete tipo 1 tinham a doença celíaca.

Em torno de 3% e 8% das pessoas com diabete tipo 1 têm a biópsia confirmando a doença celíaca. A doença celíaca associada com a diabete tipo 1 geralmente é a assintomática, ou seja, aquela que não apresenta sintomas, e só pode ser descoberta por meio de exames.

A doença celíaca e diabetes tipo 1 têm muitos sintomas parecidos, tais como dor abdominal, gases, distensão abdominal, má absorção, perda de peso, e testes de função hepática.

Porém essa situação causa dificuldade de se descobrir a doença celíaca, pois o exame de diabete é mais fácil de ser realizado, já para descobrir a doença celíaca os exames são mais demorados e muitas vezes são necessários fazer mais de um. Então quando se descobre a diabete tipo 1, se esquecem de buscar o motivo da doença e na maioria das vezes os exames para a doença celíaca ficam no esquecimento.

Diabete Tipo 2 e Doença Celíaca

 

 

Não há nenhum vínculo estabelecido entre diabetes tipo 2 e doença celíaca. O diabetes tipo 2 tem componentes genéticos, mas elas não estão associadas a doença celíaca, como a diabetes tipo 1.

Gestão de Doença Celíaca e Diabetes

 

 

A dieta sem glúten pode melhorar o controle glicêmico de pacientes diabéticos, mas há controversas, alguns estudos afirmam que há diferença no controle glicêmico normal entre pacientes diabéticos e em pacientes diabéticos com doença celíaca em uma dieta livre de glúten, e outros estudos entendem que não existe essa diferença.

Doença celíaca não tratada, leva a um intestino delgado inflamado, no qual pode aumentar o risco de hipoglicemia, pois o intestino delgado pode não ser capaz de absorver nutrientes como açúcares corretamente, fazendo com que o diagnóstico seja ainda mais indispensável.

Entretanto na dúvida sempre que houver um diagnóstico de diabete tipo 1, peça ao seu médico que faça uma endoscopia com biópsia para investigar a doença celíaca. É melhor se prevenir.

Envie seu comentário

Artigos

Veja mais

Dúvidas

Veja mais

Gastronomia

Veja mais

Receitas

Veja mais

Saúde

Veja mais
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE