Por onde o Celíaco deve começar o seu desafio?

Por onde o Celíaco deve começar o seu desafio?

Por onde o Celíaco deve começar o seu desafio?

A pile of salt and a hand holding a silver spoon

O seu maior desafio é transformar tudo o que aprendeu a fazer de receitas utilizando farinha de trigo para receitas com farinha que não tenha glúten, então por onde o celíaco deve começar o seu desafio?

Muitas vezes pensa-se até em desistir, mas a vontade é maior que tudo e se consegue chegar em frente.

Para algumas receitas as adaptações que se faz é tirar o trigo e colocar farinha sem glúten, outras misturei farinha de arroz com polvilho doce, as medidas foram as mesmas que seria de trigo fosse.

Porém, para muitos é necessário que as adequações das receitas aconteçam de uma forma segura, para não haver erros.

Existe uma tabela que você pode estar usando para fazer a conversão, principalmente para a produção de pão, mas não esqueça antes de iniciar qualquer receita, misture primeiro os ingredientes secos e depois acrescente os molhados, a água deve ser morna para o fermento fazer efeito.

                    Tabela de Conversão

 

FARINHA DE TRIGO FARINHA DE ARROZ AMIDO DE MILHO FÉCULA DE BATATA POLVILHO DOCE
1 xícara ½ xícara 2 colheres de sopa 1 colher de sopa 1 colher de sopa
1 ½ xícara ¼ xícara 3 colheres de sopa 1 ½ xícara 1 ½ colher de sopa
2 xícaras 1 xícara ½ xícara ¼ xícara ¼ xícara
3 xícaras 1 ½ xícara ¼ xícara 1/3 xícara 1/3 xícara

Esse pode ser o início das adaptações para a fabricação de pão, entretanto você pode acrescentar gergelim, linhaça (dourada e triturada), aveia sem glúten, para ficar mais nutritivo e ajudar a dar liga na massa. A quantidade deve ser no máximo 1 colher de sopa.

Voltar para Home

Envie seu comentário