Porque Você Deve Saber Tudo Sobre o Glúten

Porque Você Deve Saber Tudo Sobre o Glúten

Porque Você de Saber Tudo Sobre o Glúten


Evolução da Sociedade


 



 


Há cerca de 4 milhões de anos atrás as pessoas não sabiam o que era Glúten, pois se alimentavam de: caça, frutas, folhas e raízes. O tempo foi passando e os humanos perceberam que das sementes caídas no chão nascia uma planta, surge então a agricultara.


A agricultura foi um marco muito importante na vida das pessoas já que a humanidade dependia do acesso contínuo a alimentos.


As pessoas começaram a plantar, colher e armazenar tantos grãos como cereais para garantir o desenvolvimento da humanidade, mesmo lutando contra o clima ou outras condições desfavoráveis.


Começaram a fabricar os pães, bolos, as pessoas deixaram suas vidas de nômades e construíram cidades.


 


O Início da Era do Glúten


 



 


Mas a dificuldade dos grãos em suportar as pragas, o clima foi prejudicando a indústria e a fome começou a crescer no mundo.


Então a ideia foi criar uma proteína em laboratório que fosse forte o suficiente para suportar os problemas climáticos, bem como permitir um maior armazenamento do alimento. Surge o Glúten.


O glúten deu certo e as recomendações nutricionais e dietéticas americanas passaram a incentivar a população a substituir a proteína animal pelo trigo, elevando o consumo mundial do trigo.


O que é Glúten?


 



 


Na verdade, o glúten é uma proteína formada por mais de 3.000 mil proteicos em especial a gliadina e glutenina, se localiza embrião de alguns grãos como: trigo, cereais, centeios, malte, cevada, espelta, kamut, triticale, aveia. Esses cereais são compostos por cerca de 40 a 70% de amido, 1,5% de lipídios, 7 a 15% de proteínas.


O glúten serve para absorver a água, dar viscosidade na massa o que permiti a elasticidade da massa, também é usado para a obtenção do amido, na fabricação de rações, de alimentos ricos em proteínas e de glutamina, atua como uma cola para dar liga aos alimentos, ajuda a durabilidade dos alimentos e auxilia o fermento em sua função de crescimento.


Quando uma pessoa consome glúten, a saliva leva em torno 24 horas para triturar e eliminar por completa a proteína do glúten.


Agora que resumi o assunto para você eu lhe pergunto. Sera que atualmente temos sementes de trigo sem glúten? 


No mundo não existe sementes de trigo sem glúten, contudo há países que estão em estudo para retirar o glúten da semente do trigo. Mas a dificuldade é enorme, porque não se sabe qual dos 3 mil proteicos que causam a doença celíaca ou a intolerância ao glúten não celíaca, ou se ainda são os 3 mil proteicos.


Isto porque não tem como definir qual proteico do glúten que faz mau para a pessoa que é intolerante ao glúten celíaca ou não.


Voltar a Home


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE